Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Brasil pode levar vinte anos para erradicar o analfabetismo


10% dos brasileiros não sabem ler nem escrever

Nova pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o Brasil pode levar ainda vinte anos para acabar com o analfabetismo.

A taxa de analfabetismo no país é de cerca de 10% da população com 15 anos de idade ou mais.

Entre os mais pobres, a taxa é de 19%. Regionalmente, o problema atinge com mais força o Nordeste, onde 19,4% são analfabetos.

O Ipea, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, considera que os programas de alfabetização atuais são pouco eficazes. Contudo, o instituto reconhece a dificuldade de trazer para a escola uma população que está há muito tempo ocupando as posições mais precárias do mundo do trabalho. Informação da Agência Pulsar.

........................

Já o analfabetismo funcional alcança cerca de 75% da população brasileira.

Analfabeto funcional - segundo a Wikipédia - é a classificação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos, e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.

Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior (terceiro grau) de escolaridade.

A rigor, portanto, somente 15% da população brasileira - cerca de 30 milhões de pessoas - têm condições de alfabetização plena, ou seja, detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas.

É assustador!

6 comentários:

Anônimo disse...

Yeda indignada com Rosane de Oliveira hahha..

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=1&pg=1&coldir=1&section=Blogs&topo=4254.dwt&uf=1&local=1&template=3948.dwt&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&blog=218&tipo=1&post=235843

elói disse...

Então é arranca-rabo de branco na Casa Grande

Paulo Abreu disse...

É neste cenário que o poder da mídia mercantil ( PIG ) impõe, deturpa, distorce os fatos de forma vertical ( de cima para baixo ) , via seu pensamento único da mídia ( PUM ) .

Portanto um VIVA e um desejo de crescimento rapido dos blogs livres e de sua informação horizontal dos fatos.


Ass. Paulo.

Maria Alice disse...

A velha Yeda é uma analfa funcional. É só espiar o blog dela e ver como redige. Nem dá pra ler muito senão a gente desaprende e emburrece no ato.

gold disse...

Invejosos, ela pode ser analfabeta funcional e daí? gente. Ela é rica e vocês tem inveja brava de gente rica como ela.
Seus invejosos e pobretões e pobretonas.

Hélio Sassen Paz disse...

Quando dei aula na UFRGS, a diferença em relação aos alunos da UNIFRA era brutal. Não que a galerinha de Santa Maria não fosse inteligente, mas a maioria vinha de escolas de baixa qualidade: escrever mal e interpretar mal era a tônica.

É muito complicado ser obrigado a nivelar por baixo nos primeiros semestres. Depois, a coisa engrena. Mas não sem muita choradeira de todos os lados...

Coisas do Brasil.

[]'s,
Hélio

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo