Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A internet passa a televisão na disputa pelos anunciantes


Quem informa é o FT

O diário britânico Financial Times, o evangelho de dez entre dez liberais, informa que "a web bateu a TV e tem a maior fatia de publicidade" na Grã-Bretanha.

"Segundo relatório da PwC, é o primeiro grande mercado de mídia a experimentar a mudança. A fatia da internet cresceu de 18,7% no primeiro semestre de 2008 para 23,5% em 2009, contra 21,9% da televisão. O gasto on-line cresceu 4,6% no primeiro semestre, impulsionado pela publicidade em ferramentas de busca. No todo, o gasto caiu 16,6%. A internet já havia ultrapassado os jornais [de papel] em 2006" - lembra o FT.

......................

A migração dos anunciantes é um indicador importante. Tende a ser algo definitivo, modificando completamente o perfil dos meios de comunicação, ainda que permanecendo subordinada à lógica do valor.

Está havendo um deslocamento do espaço público representado pela máquina de mídia. A emissão de informação, que sempre esteve sob um domínio exclusivo e reservado, tende a se tornar mais aberto e plural, com isso seus atores e players terão que permanentemente justificar a sua forma de atuação, controle social e legitimidade no discurso que se pretende universal. Uma empresa midiática que tem hegemonia na forma TV, não terá necessariamente a mesma força nas multiformas da web. Ao contrário, a internet já está com demarcações públicas e plurais que dificilmente podem ser removidas pelos adventícios da velha máquina midiática do século 20.

Vivemos tempos interessantes.

4 comentários:

Anônimo disse...

POR FAVOR ESCREVAM ALGO SOBRE ISSO

Quem viu ontem a noite reportagem do jornal da globo a favor da grande lavoura, a favor do desmatamento e contra as terras indigenas?

aquilo foi horrivel ... escrevam um post sobre isso

ta feita a sugestão.. abraços a todos

claudia cardoso disse...

Feil, em pesquisa realizada na página do Inter-Meios [www.projetointermeios.com.br/controller.asp], para apresentação na Escola Sul da CUT neste ano, no Brasil, a publicidade na Internet já batia a TV a cabo brasileira, uma diferença de 20 milhões de reais, dados de fevereiro de 2009.
Mas a tv brasileira continua a campeã em recebimento de verbas publicitárias, na casa do bilhão de reais por mês.

jorge disse...

O Big Brother 2009 é o último que ocorre na Inglaterra. A emissora que produz diz que ele está em declínio e por isso se desinteressou do produto.
Agora essa notícia da superação da tv pela web.
Isso aqui no Brasil vai demorar um pouco, mas vai chegar.

Remindo disse...

Aqui em Porto Alegre temos um fenômeno de mídia, em tempos de internet, em cada esquina temos dezenas de entregadores de folhetos. Esta é uma das mídias mais antigas e, além de sobreviver, se revigora, com alguns distribuidores de papeizinhos sendo acompanhados por intervenções, como faixas que fecham a rua no vermelho da sinaleira e meninas dançando em canteiros. Quer dizer nenhuma mídia acaba quando consegue se atualizar. Viva a internet, viva os papéizinhos, víva a mídia.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo