Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lula critica os que acham que podem haver desvios na preparação das Olimpíadas


"O povo saberá fiscalizar" - diz o presidente

Depois da vitória do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem em Bruxelas (Bélgica) quem tem dito que haverá corrupção nos gastos das obras. Para ele, ficar com esse argumento agora seria colocar o Brasil outra vez no "papel pequeno que alguns querem colocar todo santo dia”. E completou: “Certamente, o povo brasileiro saberá fiscalizar o uso do dinheiro”. A informação é da Agência Brasil.

Segundo o presidente, não se pode minimizar a Copa no Brasil agora que o país também vai sediar uma Olimpíada, porque as obras feitas para 2014 também vão servir para 2016. “Precisamos começar a trabalhar, sobretudo, a mobilização urbana, que é construir as obras necessárias para a Copa do Mundo e, obviamente, 80% do que fizermos para a Copa do Mundo vão servir para as Olimpíadas”, afirmou.

........................................

Sua Excelência sabe que a categoria "povo" é muito etérea em se tratando de eficiência, efetividade e eficácia na fiscalização pública, e que os corruptos são muito concretos e convincentes na sua prática deletéria. É um jogo desigual e injusto.

Continuar tratando o tema com blagues, invocando demagogicamente o "povo", é contribuir indiretamente para a ciranda corruptiva e o esgualepamento dos recursos do Estado.

O controle estritamente republicano dos recursos do Tesouro público requer profissionais preparados, bem remunerados, experientes, com atualização tecnológica permanente e um serviço de informações com ampla liberdade de ação preventiva, de análise e sigilo, além das instituições convencionais de verificação, controle e auditagem como a CGU, Tribunal de Contas, Ministério Público, etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

A direita do PIG também acha que tem apenas um olhar crítico e que só quer o melhor para o país. Ou o fato extremamente positivo de sediar as olimpíadas deve ser menosprezado por que a corrupção vai continuar? Posição burrinha achar que não realizar o evento seria melhor para desenvolver outras áreas.

ProfeGélson disse...

Como dizia o Velho Milongueiro: "Anjinho só tem no céu"...
Botem as "siglas" em cima dessa turma que rouba: MP,PF,TCU,CGU...
Tá na hora de acabar com essa raça!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo