Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vandalismo é usar 713 milhões de litros de veneno nos alimentos que consumimos


15 mil tubarões são donos de quase 100 milhões de hectares no Brasil

Trecho de uma entrevista do economista João Pedro Stedile, um dos líderes nacionais do MST, ao jornal Folha de S. Paulo, edição de ontem:

FOLHA - O presidente Lula chamou a ação de "vandalismo". O MST ainda o enxerga como aliado?

STEDILE - Nós também condenamos o vandalismo. Usar 713 milhões de litros de venenos agrícolas por ano, que degradam o meio ambiente, também é vandalismo. Nesse caso, o presidente está mal informado, pois as famílias acampadas nos disseram que não roubaram, não depredaram nada. Depois da saída deles e antes da entrada da imprensa, o ambiente foi preparado para produzir imagens de impacto. Propomos que uma comissão independente investigue a verdade.

FOLHA - É correto hoje dizer que a conjuntura nacional, principalmente de estabilidade econômica e de assistência oficial aos pobres do país, é desfavorável ao MST?

STEDILE - Os dados do censo [agropecuário] revelam que menos de 15 mil latifundiários são donos de mais de 98 milhões de hectares. A renda média dos assalariados do campo é menor que um salário mínimo. Diante disso, reafirmamos que é fundamental democratizar a propriedade da terra, como manda a Constituição, e mudar o modelo agrícola, para priorizar a produção de alimentos sadios para o mercado interno. Quem acha que a reforma agrária não é necessária está completamente alheio aos problemas e aos interesses do povo.

Um comentário:

Neli disse...

Já que a imprensa brasileira é incapaz de acompanhar as intervenções do MST, sugiro que apoiadores e simpatizantes colaborem para que se façam registros (fotos, filmes, gravações, etc.) de todos os espaçostempos por eles percorridos.
É preciso ficar atententos e fortes diantes das armadilhas dos neoliberais. Eles são especialistas em montar bombas, minar campos, sabotagem, factoides, difamação, calúnias...
Eu confio e apoio o MST, pois eles são movidos pela ética, justiça, solidariedade, sempre em busca da qualidade de vida para todos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo