Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PMDB/RS mergulha na realpolitik



Direita irá procurar o candidato petista?


Depois de ler o texto "Indícios de reviravolta" na coluna da abelhinha Rosane de Oliveira, hoje, em Zero Hora (aqui), constata-se que o PMDB de Pedro Simon e Eliseu Padilha está mergulhando lenta e inexoravelmente naquilo que Metternich chamava de realpolitik. Sim, porque desistir de Fogaça, cogitar novamente Rigotto e acabar correndo com um parelheiro veterano e cansado como Ibsen Pinheiro, é o mesmo que ceder tacitamente a vitória ao flamante candidato petista Tarso Genro, antes de corrida a carreira. Ibsen será um mero cabide eleitoral para pendurar as candidaturas proporcionais peemedebistas à Assembléia e à Câmara Federal, nada mais.

Acaba vingando, assim, ainda que por linhas tortas, a velha obsessão de Lula para o Rio Grande do Sul, materializa-se praticamente o sonhado palanque único em apoio à candidatura de Dilma Rousseff.

Mas as coisas no Rio Grande, nunca são tão simples como parecem. Desde 1994, quando da eleição de Antonio Britto, e retirando o interregno do governador Olívio Dutra, em todas as equações vitoriosas de poder no estado houve a militante participação - ainda que nas sombras - de atores físicos e jurídicos, a saber, a federação da agricultura, a federação da indústria, do comércio, o conjunto de seus afiliados capilarizados em todas as regiões, e a ubíqua mídia sulina, hegemonizada pelos veículos da RBS.

A presente política desmotivadora do PMDB/RS em parte pode ser debitada à participação desastrada no yedismo de fracassos, em parte, pode ser creditado a um esforço planaltino para asfaltar o caminho de Dilma em 2010 no Sul. De qualquer forma, seus líderes não estão considerando os demais players não-partidários acima nominados e que conformam o bloco no poder, desde pelo menos 1995 (sempre desconsiderando o período Olívio).

Abandonados, virtualmente isolados, o que farão as representações das classes patronais e a própria RBS diante do cenário sombrio que se avizinha em 2010?

Face ao comprovado pragmatismo negocial, do qual são pródigos, certamente não hesitarão em procurar o candidato do Partido dos Trabalhadores para encetar diálogos do tipo ganha-ganha.

Resta saber - eis a grande incógnita - o que lhes responderá o candidato do Partido dos Trabalhadores ao Palácio Piratini.

Quem souber, me conte. Eu não sei.

17 comentários:

Juarez Prieb disse...

Feil, nada que já não tenha acontecido na área federal em 2002. Procurado, Lula escreveu a Carta aos Brasileiros, onde faz a aliança com os banqueiros, o agronegócio e mostra a face de Lulinha Paz e Amor.
Vc acha que Tarsinho vai fazer diferente?

Anônimo disse...

Seria um período proveitoso e curioso.

Anônimo disse...

Quero assistir mesmo é a competição entre o ego e a ambição do Sr Tarso Genro, cujo resultado é sempre um resultado negativo para quem apostou nele. Abraços Marcelo J. p.s. tô de anonimo e assinando no fim porque não..... ah deixa pra lá meu blog tá vazio mesmo.

Jordi disse...

Eu não descartaria tão facilmente o potencial de uma candidatura do Ibsen, com oas devidas lipoesculturas políticas e midiáticas, a recuperação de velhas referências (esportes, a injustiça da cassação, a experiência, a bonomia) e, claro a parada goebbeliana de Fogaça, Simon, Rigotto, etc.

Anônimo disse...

Depois de tantos anos, o Simon precisará do Ibsen...que ironia.

Deus não joga, mas fiscaliza.


Que ocaso da liderannça para o velho Pedro.

Anônimo disse...

Também não sei o que o Tarso dirá quando for procurado, mas tenho lá minhas suspeitas...

De qualquer forma, vai ser um período bem divertido...

Anônimo disse...

falando em partido da mutreta do brasil, e a famiglia do rigotinho paz e amor, hein? bah, falcatruas de 800 milhão, deixou no chinelo os amiguinhos da desgovernada (os ladrões do detran)...

Raul disse...

São especulações tão absurdas partindo de uma fonte mais absurda ainda, apenas e nada mais do isto.
O que o PMDB tentou fazer sem sucesso e de forma primária foi dar um ultimato no PDT local.
Mas, essa história da carochinha (Ibsen) eu acho que nem a abelinha acredita. Apenas tá tentando criar um factóidizinho local.
Agora, imagina se esse mostrinho fisiológico - o que se transformou o PDT gaúcho - vai entrar nessa. O que não entendi é como o blogueiro entrou????

claudia cardoso disse...

Os escândalos em que o PMDB anda metido [Eliseu Padilha, Marcos Alba, Záchia, entre outros] poderá livrar o RS dessa gente em 2010. O Fogaça tb tem problemas, vide o caso Pró-Jovem por ex. A história de corrupção no governo municipal ainda está para ser contada [e com dedo do PDT tb]. Enfim...

Somada ao horror do governo YRC, uma eventual vitória do Min. Tarso não será AQUELA vitória política! Perder pra essa gente [mesmo com RBS, Farsul, Fiergs ajudando] é que será o real desastre político.

Anônimo disse...

O Rigotto foge da eleição ao governo como o diabo da cruz, o Fogaça, medroso, vacila. Tamanha é a razia feita pela Yeda....

O Ibsen que um dia sonhou ser presidente irá ao sacrifício?

A Yeda, doidona, será candidata.

E o Tarso sem o PT nacional e massacrado pela mídia local irá do jeito que pode.

Ideal seria se todos perdessem...

gustavo disse...

Em outras eleições estaduais nessa altura do ano o PT já tinha programa completo pronto e rodando pelo estado, nos diretórios e secções do partido. Este ano não tem nem discussão que dirá programa pronto. Que projeto tem o pt pro rgs? Qual a alternativa pra governar depois desse dilúvio de gatos?

Anônimo disse...

Ibsen?

Mas o PMDB tem outros ativos quadros partidários, o Busatto, o Padilha, o Clóvis Magalhães, o Fernando Lemos, o Alceu Moreira.

Anônimo disse...

pois e... hoje pela tarde no programa do Lasier, (liguei e la estava ele falando...) entrevista com o Ibsen Pinheiro, dizia o nobre edil, que para a camara federal, nao concorre mais, que pensa talvez no senado, caso Rigoto nao queira, pois este teria a preferencia. Mas o que mais me chocou, foi a tranquilidade do Ibsen, em indicar como grande nome ao senado, caso Rigoto decline, nada mais nada menos que o indefectivel Eliseu Padilha, muito embora este esteja envolvido ate o pescoço em varias denincias, seus correligionarios solenemente ignoram o fato. E o Lasier tambem...

atenciosamente

pinheiro.:

Anônimo disse...

Seria bom repercutir isso aqui:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=565IMQ001

DANIEL disse...

E O DAER ESTÁ ALIMENTANDO FALCARUAS QUE A GOVERNADORA NÃO ESTÁ NEM AÍ !! VERGONHOSO FALAM EM 12 MILHÕES !! ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESTE ESTADO ??

Anônimo disse...

Ouvindo o Mendewski Daniel???????
hahahahahahahahahahaha....

DANIEL disse...

Anônimo das 14:57! Não entendi tua ironia ! Conta outra !! Para mim você não existe !! FARISEU !!! SÓ DEUS NA TUA ASSOMBRADA VIDA !!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo