Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Elogio à boçalidade



Eleito, o presidente ou a presidente vai ter que negociar com tipos como esse

Oportunistas, descuidistas, aventureiros e futuros parlamentares-balcão-de-negócio estão agindo neste momento para se eleger no dia 3 de outubro próximo. Tudo dentro da lei. A nossa legislação político-eleitoral permite e estimula candidatos como esse do vídeo acima.

Caso Dilma Rousseff se eleja, terá que negociar com uma aberração dessas aí. Mesmo detentora de um capital político lastreado em cerca de 70 milhões de votos, no mínimo, conquistados de eleitores e eleitoras que confiaram na sua plataforma eleitoral séria, consequente, exequível, democrática e republicana. Mas, ainda assim, terá que negociar o apoio junto a muitos congressistas temerários, despolitizados, mal-intencionados, lúmpens mesmo, todos fruto de uma legislação obsoleta e inadequada para sustentar os fundamentos de uma democracia formal baseada na vontade da maioria. Assim, a maioria absoluta conquistada nas urnas é relativizada pela necessidade de depender de um Congresso formado por pequenos déspotas do próprio capricho e apetite unipessoal.

Essa deformidade da nossa democracia formal tem que acabar. A reforma política é necessária já no primeiro semestre de 2011.

PS: o candidato 1102 concorre pela agremiação partidária PP (Partido Progressista, ex-Arena, aglomerado partidário que apoiava a ditadura 64-85), pelo estado de São Paulo.

11 comentários:

Anônimo disse...

É literalmente foda!

Anônimo disse...

O PP do Maluf é da base aliada do Lula. O Maluf inclusive elogia a Dilma por ela ser uma das dele. Tudo a ver.

Anônimo disse...

Feil, o PP é Partido Progressista. Corrige ali. No mais, que horror!

francisco.latorre disse...

o sistema eleitoral brasileiro é tão bom que toda hora a direita e o midião.. os viralatas entreguistas.. querem mudar algo. ou tudo.

com qualquer pretexto. qualquer um serve. padrão midião de objetividade.

parlamentarismo. esse já era. sem papo.

voto distrital. pra manipular melhor. fora. até os british tão saindo dessa. o horror.

cláusulas de barreira. pra tentar amarrar artificialmente maiores. e restringir a amplitude da representação. não não.

voto em lista. esse engana até a esquerda. alegam dificuldade pra dividir o dinheiro do financiamento público na propaganda. ora.. usem o mesmo critério que usariam pra definir a lista. falso pretexto.

voto em lista mais. impede que o eleitorado tenha o mínimo de controle sobre os partidos. escolhendo nomes. voto em lista é antidemocrático. cristaliza a burocracia partidária.

fortalecer os partidos. essa serve pra justificar todas as outras manobras.

fortalecer os partidos pra que mesmo?.. os partidos se fortalecem pela ação. não pela legislação.

contra a reforma política. importa mesmo aperfeiçoar o sistema. que vem bem.

correções?.. pontuais.

financiamento público e basta. bom demais.

..

http://omarteloo.blogspot.com/2010/09/pra-quem-mesmo-interessam-as-reformas.html

..

Anônimo disse...

O maluf(e varios outros como sarney,quercia...) são hoje figuras insignificantes politicamente e tentam se manter emprestando seu "apoio" a quem tem recorde de popularidade e isso sempre foi assim em qualquer lugar e em quaquer época.Essa gente não tem absolutamente nenhuma influencia no governo. Quando maluf tinha algum peso politico, alguma posibilidade de sucesso ele era anti-lula e adorado pela direita, os jonalões golpistas e pelos babacas que postam mensagens agora atacando a Dilma e o Lula. O curioso é que eles(o lumpensinato serrista) atacam o moderado governo Lula e nos apresentam como alternativa essa escória da politica brasileira, mais malufista que o proprio salim maluf que é zé serra e sua gangue demo-psdbista.

Anônimo disse...

partido da propina, sustentáculo e comparsa do governo mais corrupto da história do rs.

Anônimo disse...

O vídeo é bom, porra! O cara fez um troço criativo, engraçado. Não troco um pedaço de respeito neste Jeferson do que o do herói do mensalão, que sempre teve propaganda eleitoral nos padrões do Diário Gauche.
Fernando Paim

Anônimo disse...

O vídeo é honesto: vote no jeferson camilo que ele vai foder com você.

Anônimo disse...

Essa gente não tem absolutamente nenhuma influencia no governo????

Anonimo: Piada, né???? Doce ilusão...Roseana no Maranhão...Escandalo no Senado...Collor em Alagoas...

CintiaP disse...

que tipinho...machistinha e babaquinha...

Anônimo disse...

Como eu disse, os adoradores de maluf e collor no passado e da roseana tão querida até brigar com a quadrilha do zé serra (briga de quadrilha mesmo), enchem a boca para criticar os "apoiadores" do governo Lula, os mesmos apoiadres que eram adorados quando estavam do outro lado, eram anti-lula , anti-povo. Anonimo das 09:43, tu e essa maldita quadrilha emplumada, do candidato dos senhores da casa grande, herdeiros dos donos de escravos é que são uma piada. Dilma ,o terror da gangue demopsdbista , vem aí, não tem mais essa de paz e amor. Vaza pra maiami plaiboy babaca! Nos livraremos dessa corja direitista por uns 40 anos quem sabe pra sempre!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo