Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A pérola editorial de O Globo

Ameaça não ajuda no debate sobre mídia (Editorial do diário O Globo, edição de hoje, 11)  

A primeira tentativa feita na Era Lula de controle do que é produzido e difundido pelos meios de comunicação — com o fim da liberdade de expressão e imprensa como estabelecido na Constituição — foi rechaçada quando os instrumentos para este fim ainda se encontravam em fase de elaboração, no Executivo.

Os projetos da Ancinav, agência do Ministério da Cultura para intervir no setor audiovisual, e do Conselho Federal de Jornalismo, idealizado a fim de patrulhar jornalistas da imprensa profissional e independente, morreram no Planalto sem chegar ao Congresso. Diante da grande repercussão negativa, o governo achou melhor recuar.

Mas voltou ao ataque, e de forma arrogante e autoritária, conforme demonstrado pelo tom descabido de afirmações feitas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, na abertura do Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergências de Mídias, em Brasília, organizado pelo governo.

Ao defender o interesse oficial de estabelecer nova regulação para a mídia eletrônica e digital, Franklin ultrapassou a fronteira da sensatez e ameaçou que a discussão do tema terá de ser travada, podendo ser feita "num clima de entendimento ou de enfrentamento".

Ora, se existe uma atividade aberta à discussão, esta é a imprensa, de qualquer meio. Tampouco deixa de registrar e divulgar as críticas que recebe. Mas o ministro precisa respeitar a opinião das associações do setor, como elas respeitam a posição do governo.

O problema é que soa falso quando autoridades tentam passar para a sociedade a ideia de que ou é fraca ou não existe a regulação dos meios eletrônicos. Há regras e ativos instrumentos de intervenção do Estado na mídia. Apenas não estão centralizados em um organismo, como em vários países, mas distribuídos em diversas instâncias oficiais.

Um exemplo é o do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicado pelo Juizado de Menores, cujos fiscais têm o poder de autuar emissoras, caso entendam que algum direito do menor foi violado. Mesmo profissionais podem ser processados criminalmente.

A Secretaria Nacional de Justiça, órgão do Ministério da Justiça, também atua neste campo e tenta impor decisões sobre a classificação etária de programas, contra dispositivos constitucionais. Pratica censura prévia, uma ilegalidade.

Há várias brechas na legislação que permitem ao Ministério Público em geral intervir nos meios de comunicação. É portanto balela que não existe controle sobre a mídia no Brasil, principalmente a eletrônica. Discutir aprimoramento é sempre positivo, mesmo que o sistema regulatório brasileiro seja bom.

Mas o governo, como se vê, não recua na intenção, movida a autoritarismo, de intervir no conteúdo do que é difundido pela mídia, inclusive entretenimento.

A própria composição do seminário indica o viés do seu organizador. Ele foi estruturado para defender a TV pública. Por que então não a discutiram com profundidade; por exemplo, como de fato torná-la um meio do Estado e não do governo? Ou como medir a sua eficácia, sem ser pela audiência?

Em vez disso, perdeu-se tempo em pensatas estapafúrdias, como a que defendeu o alijamento do Congresso do campo das comunicações. Equivaleria a revogar a democracia representativa.

Infelizmente, tempo, saliva e dinheiro público foram gastos num debate infrutífero.

...................................

Quem é a família Marinho, proprietários de O Globo, para reclamar de censura, de cerceamento às liberdades e outros quetais com o qual eles têm rala e escassa intimidade?

Esqueceram que o crescimento (e a pujança, hoje, declinante) das Organizações Globo aconteceu precisamente durante a ditadura civil-militar de 1964?

Esqueceram que os governos ditatoriais moveram céus, terras e sobretudo recursos financeiros para emprestar a juros de tio rico e solteirão às empresas de comunicação mais domesticadas e amigas do regime fardado?

O BNDES que conte, o quanto drenou recursos para os Marinho, os Bloch, os Mesquita, os Frias de Oliveira, à condessa Carneiro Pereira (JB), aos Civita, aos Abravanel, aos Sarney, aos ACM's, etcetera, etcetera.

Esqueceram que parte polpuda do orçamento da União, naqueles tempos que não voltam mais, foram destinados à criação de infraestrutura tecnológica e operacional para a política de comunicação social da ditadura, baseada na concessão de facilidades e benefícios públicos aos bravos empreendedores privados da midiocracia oligárquica?

O Congresso Nacional que revele o quanto de concessões fraternas e amigas presenteou aos cupinchas regionais dos barões midiáticos do eixo Rio/São Paulo, para que eles pudessem integrar o País com o jornalismo/dramaturgia ufanista e oficialista como instrumento de uniformização ideológico-cultural em escala raramente vista no mundo conhecido.

O debate horizontal e democrático sobre a nova política de comunicação social no Brasil é tarefa urgente porque já se faz tardia. Nossa democracia e o nosso republicanismo estarão incompletos e deformados se continuarmos com essa legislação de comunicação de massa à feição de poucas famílias proprietárias dos veículos midiáticos.

A situação atual está ficando insustentável, provou-o a recente corrida eleitoral, marcada pelo regressismo do candidato preferido da mídia. Não dá mais. Como dizia o insuspeito liberal professor Gilberto Dupas, recentemente falecido: "O espaço público - essencial à democracia - converteu-se em um espaço publicitário e midiático". Não dá mais.

Fotografia: Roberto Marinho caminha agarrado ao então presidente-ditador João Figueiredo na via pública.   

6 comentários:

Paulo Augusto disse...

São tão anacrônicos que ainda utilizam a expressão Juizado de Menores ao citar o ECA. esta expressão foi banida exatamente pelo Estatuto, já hámais de 15 anos.
Mas entende-se, eles continuam na era pré-ECA!

Guima disse...

"debate infrutífero", diz o Globo.

mas nem começou, recém estamos colocando os problemas sobre a mesa, calma, temos todo o tempo do mundo pra colocar essa mídia safada no seu devido lugar.

Anônimo disse...

Belo casal, o da foto.

Anônimo disse...

Anonimo,

O casal pode te parecer belo, e completar (ou locupletar) seus sonhos, mas na real o pais "sifu" com este "casamento" porco.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Pô, Dode, seja mais romântico: sinta a inspiração! É o casamento da "força" com a "cultura": nem os nazis fariam melhor e você ainda quer mais?!... rsss

Róbson disse...

A única maneira de acabar com um monopólio é desregulamentar o setor. Essa é a conclusão mais fácil e óbvia do mundo. Me digam se em que lugar do planeta a regulamentação combateu monopólios e oligopólios? EM NENHUM! A regulamentação é a fonte criadora dos mesmos.

Um dia há de se acabar esse regime medíocre de concessões públicas no setor midiático e essa limitação para criação de novas alternativas e investimentos no setor.

Regular a mídia? Conclusão burra e tendenciosa, digna de idiotas úteis.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo